Que Tênis Usar??????????????


Ele deve ser adequado à atividade que você pratica e a forma de pisada que você possui. O ideal seria fazer um exame chamado teste do Pedígrafo, realizado com um equipamento que avalia suas características físicas, biológicas e, principalmente, o formato do seu pé e a forma como você pisa no chão. Um médico ortopedista poderá ajudar nesta questão.
As grifes esportivas possuem cada vez mais variedade de modelos e tecnologia nos calçados. Há muitas opções no mercado, por isso, na hora de adquirir este importantíssimo companheiro leve em conta a opinião de profissionais de Educação Física e médicos, que realmente poderão dar boas dicas. Alguns vendedores conhecem bem cada tipo de tênis, mas também há aqueles que pensam apenas em vender, podendo empurrar algo que não seja adequado aos seus interesses e necessidades. Fique alerta aos preços. Experimente cada modelo, caminhe na loja e avalie bem a sua futura aquisição.
Que tênis devo usarSugerimos abaixo alguns modelos que você pode encontrar nas lojas e que são apropriados para caminhadas e corridas.
                            Qual é sua passada? Neutra, pronada ou supinada?                                          
Hoje, as pessoas que iniciam a praticar execícios, começam a se estimular na compra do tênis, mas não sabem que já podem estar um passo a frente para conseguir alcançar a alta performance. Uma das mais novas tecnologias que auxiliam os atletas amadores e profissionais é o Teste do Pedígrafo.O teste permite fazer a identificação de pé e pisada e a avaliação biomecânica, fatores importantes para a escolha do tênis adequado para melhorar a performance e evitar lesões.A primeira etapa do teste consiste na confirmação do peso e altura e cálculo do índice de massa corporal (IMC), que indica se a pessoa está abaixo, acima ou no peso ideal. Em seguida, após o cliente caminhar descalço na esteira por poucos minutos, um software vai mostrar a imagem da planta do pé com inserção de cores onde há mais pressão para identificar o tamanho exato e tipo de pé (normal, plano ou cavo) e o tipo de pisada (neutra, pronada, pronação severa ou subpronada). No final do teste, de acordo com os resultados obtidos, é possível conferir automaticamente quais modelos de tênis são os mais indicados.   
                         Existem basicamente três tipos de pisada:
Pisada normal: onde se inicia o contato com o solo do lado externo do
calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a
passada no centro da planta do pé.
Pronação: onde a pisada também se inicia do lado externo do calcanhar, ou algumas vezes um pouco mais para a parte interna, para então ocorrer uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão.
Supinação: onde a pisada inicia no calcanhar do lado externo e se mantêm o contato do pé com o solo do lado externo, terminando a pisada na base do dedinho.
Estima-se que 50% das pessoas apresentam pronação, 45% apresentam pisada neutral e 5% apresentam supinação.:
Por:Valéria Alvin Igayara de Souza CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento/José Rubens D'Elia, comentarista das modalidades de fôlego do Sportv, maratona, triatlon, ciclismo. Especilalista em ciclismo da Rede Globo. Treinador e fisiologista de atletas olímpicos como Robert Scheidt e Lars  www.jrdelia.com.br/blogfolego@globo.com e Antonio Marcos Araujo dos Santos CREF 004517/PBA-SE (FACIBA)
   


0 comentários:

Postar um comentário